Invasão do Mundo: A batalha de L.A.

Muito já falei aqui sobre minha admiração com filmes de invasões alienígenas. Acho muito bacana a forma com que a cada idéia, muda-se os termos de uma invasão de nosso planeta por parte de seres alienígenas inteligentes.
Todas as fórmulas são ótimas, o que acaba estragando um filme desses é o restante, ou seja, direção, produção, objetivo e foco da produção toda.
Sempre defendi que, para um bom filme desses funcionar, tem que se trabalhar com o que seria "estado real de fatos" ou seja, trabalhar o que poderia mesmo acontecer em caso de invasão.
Como assim? Simples, costumo chamar de "climão" aquele fato da pré invasão, do medo que se instaura, na dúvida e na curiosidade, até que finalmente, vem a destruição, desespero e a busca da sobrevivência para aí sim, tentar buscar coragem para reagir - esse é o climão.
Alguns filmes foram bem sucedidos, outros nem tanto. Cito também a famos série dos anos 80 "V", que teve uma nova versão, mas foi de longe similar à antiga. Na série, os seres chegavam devagar, usando a conspiração, depois instaurando o medo, em seguida a repressão, opressão e por fim mostrando que o que queriam mesmo, eram os humanos para sua fonte de... alimentação.
Poderia passar linhas e mais linhas aqui escrevendo sobre os filmes e cada particularidade deles, mas não vou me ater a isso, apenas vou dizer que, dois dos mais recentes, tinham o tal climão: Independence Day e Guerra dos Mundos. O começo de cada um deles, dava a verdadeira dimensão das reações num evento desses.

Mas este post é para falar do último filme exposto nos cinemas sobre isso: Invasão do Mundo.
Bom, se você ainda não viu, melhor parar por aqui, porque vou dissecar algumas coisas que com certeza vão estragar a sua surpresa lá. ok?

Posso continuar?

Então lá vai:
O filme é bom. Mas se fosse um filme de guerra seria fuderoso; como se trata de invasão alienígena, então fica devendo o tal climão. Isso porque já começa com a lapada comendo no centro e tiro, bala, explosão e outros sons similares pra todo lado.
Tá, existe uma cronologia sim, não é nada jogado aleatoriamente, mas como disse, é pé embaixo na ação o tempo todo. Tem também outros elementos como um tom de apreensão e suspense misturado com sustos; melodramas e algumas caras de medo. Mas como disse antes, se você chega uns 10 minutos após começar a sessão, vai pensar que se trata de um filme de guerra, com toda aquela movimentação particular.
Os efeitos visuais, especiais e "muitomais" estão muito bem aplicados, simples e bem feitos. Realmente, a sensação de realidade é sempre presente ali. Outra questão que ajuda o filme, é o projetor novo das salas que o estão exibindo, em tecnologia 4k. Mais resolução para a sua emoção!

Brincadeiras a parte, o filme faz juz a ser um blockbuster de primeira, mas peca, como em todos desse tipo, em seu roteiro; quanto mais se tem pra gastar, menor é a força da criatividade dos textos – sempre foi assim e assim sempre será. Entretanto, essa ressalva se faz pelo fato de ser um filme de invasão alienígena, como disse antes, tem que ter o tal climão. Não fosse por isso, seria muito bom o filme. E nesse aspecto, confesso que... bateu uma saudade de Independence Day ou Guerra dos Mundos...rs





Mesmo assim, é um bom filme e vale a pena ir ver, para quem gosta de ação, claro.

Comentários

Postagens mais visitadas