Adaptações: riscos ou exageros? Superman 2012

Eu fico com um receio danado, quando falam em adaptação de algo para as telas do cinema. Certo mesmo é fazer algo que realmente espelhe, no mínimo, as referências já existentes e que agradam à maioria.
Vi muitas coisas durante meu período de vida até este momento - fracassos foram aos montes; sucessos, muito poucos. O fato é que durante anos, esperei adaptações interessantes, que nunca ocorreram, outras, preferia que tivesse ficado no esquecimento.
Como esquecer a adaptação de Transformers, por exemplo? Filme de roteiro fraco, exageros visuais e distorção de algumas origens. Sua continuação foi pior ainda, além de tudo de ruim do primeiro, ainda adicione excesso de dramalhão, piadinhas sem graça e uma linha de raciocínio confusa.
Poderia citar outras tantas adaptações ruins, como falar de coisas que não foram feitas de forma correta. Por que cargas d'água sempre jogam personagens que não são de nosso mundo, pra cá? Foi assim com He-Man, será assim com Smurfs... e de resto nem vou citar.
As poucas e raras coisas boas já feitas são tão simples quanto inacreditáveis, o Batman de C. Nolan é um exemplo - efeito especial? só um no primeiro filme, e uma continuação de instigar qualquer um. Teve também (gostei, com restrições, mas gostei) o G.I. Joe - bem ao estilo do desenho, dinamismo no ponto certo.

Mas então, esse post era só pra falar de adaptações de quadrinhos/desenhos/séries para o cinema, e o que me provocou foi a declaração recente de Zack Snyder sobre o novo Superman.
Confesso que sempre gostei da franquia existente, com ressalvas ao 3º filme e, claro, à recente aventura do homem de aço na pele do chuchu de fim de feira ou cara de paisagem Brandon Routh (esse merece um post só pra falar das ruindades ali existentes, exceto pelo desempenho de Kevin Spacey como Lex Luthor.
O fato que Snyder deu uma declaração até animadora pelo que há de vir, vejam abaixo alguns trechos:

"As pessoas podem  ter certeza que estamos fazendo um filme que cuja abordagem não pressupõe a existência de outros filmes do Superman. Algo semelhante foi feito em Batman Begins: a mitologia que amamos e respeitamos está presente nele, mas o filme ignora que outros foram feitos antes. Em todos os aspectos, do design à história, esse tipo de abordagem respeita o cânone, mas não é escrava dos filmes anteriores".




Então, dá pra esperar coisa boa? Bom, só o tempo dirá. O restante da matéria você lê AQUI.
E querendo ler mais curiosidades sobre a nova produção, vai AQUI.












Comentários

Postagens mais visitadas