"Antes do" ... palavras ou imagens?

E finalmente pude ver os dois primeiros filmes onde duas pessoas estão interligadas de forma instantânea e tão antiga, que chega a se perder no tempo. Me refiro aos filmes “Antes do...” (amanhecer e pôr do sol).
Confesso que relutei por um tempo em ver, mas não por pensar que seriam ruins ou cansativos, mas sim pelo fato de ter certeza que, pela forma como foi conduzido, seria uma excelente forma de contar uma história tão atual e presente, que chega a não haver um momento para essas coisas acontecer.

Calma, tenho que separar a história da produção.

Um filme onde todo ele é baseado em diálogos, poderia dar a impressão de ser fácil de rodar... mas não é. O primeiro “calo” que pode surgir em algo feito assim, é a continuidade. Não apenas na emenda dos diálogos, mas também no ambiente, na arte, figurino, cabelos... enfim, um inferno pra controlar. Quando se tem uma ação numa cena, algo de descontinuidade passa despercebido... mas vai fazer isso onde o foco é o ambiente ou personagem, explode aos olhos. E nesse aspecto, ambos os filmes são muito bem tocados. Também poderia falar dos planos usados, onde também falam por si. Ou seja, ambientes e circunstâncias perfeitas para o que o clima pedia.

Por outro lado, temos o jogo de ideias sacudidas assim, na nossa cara, sem dó, sem pena. Num instante nos maravilhamos com alguma situação, em outro estamos desconfortáveis ou sorrindo com alguma colocação posta nos diálogos... algo que já passamos, ou pensamos ou fizemos... e assim vai do começo ao fim. Os diálogos dinâmicos e concentrados no eixo da permeabilidade social, vão evoluindo por assuntos tão triviais que até esquecemos, às vezes, que eles existem. Nos trás de volta à realidade, mesmo sendo arremessado aos delírios fantasiosos de nossos desejos aventureiros de conhecer alguém assim, no livre ato da liberdade.


Bons filmes, apaixonantes, sensíveis e um tanto cruéis. Quer fórmula melhor para juntar o jovem americano Jesse (Ethan Hawke) e a francesa Céline (Julie Delpy)?

Comentários

Postagens mais visitadas