Self Genium


Este post não se destina a falar sobre este homem aí do lado, este post fala da capacidade de cada um em poder articular idéias e soltá-las nas intenções que quiserem.
Que tipo de leitor é você? Não pergunto sobre a frequancia com que lê, menos ainda sobre a rapidez disso; pergunto sobre os fundamentos, a absrovição dos conteúdos. O que eles deixam em você? Tipo, "depende da leitura"? Certo. Mas então respondam: você se sente capaz e com coragem suficiente para expressar suas idéias e opiniões, ou prefere ir em busca de frases e idéias daqueles que já as escreveram?
Certa vez, vi um documentário sobre um artista plástico (sem graduação) que reside no estado de Sergipe. Ele simplesmente transforma tronscos de árvores em peças intrigantes e também do folclore do popular. Este cidadão, que infelizmente não recordo o nome, disse a seguinte frase "eu não gosto de ler os livros que as pessoas escrevem, porque não são minhas aquelas palavras, não fui eu que tive aquelas idéias. É perda de tempo" - ok, concordo em parte, mas também sei que é preciso ler, requerer e absorver o que há por aí, para que possa montar seu próprio "espólio".
A grande surpresa a que todos buscam no fim da vida, nada mais é do que o acúmulo cultural de cada um, e o que se faz com ele; ou seja, o legado.

Eu já ia esquecendo, o sujeito aí do lado chama-se Charles Spencer Chaplin (1889 - 1977), ou simplesmente Chaplin. E o que ele tem de importante neste cenário daqui? É que ele não foi um gênio, ele foi destacado por aqueles que precisavam de um.

Comentários

Postagens mais visitadas